Os recursos do gabarito preliminar do Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já estão sendo analisados pela banca da prova. Para quem tem interesse, ainda dá tempo de apresentar recurso. É possível fazer isso até 9h da próxima quarta-feira (17).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para serem admitidos, os recursos devem estar bem fundamentados, com argumentação lógica e consistente. Além disso, precisam ser apresentados por meio do Processo Eletrônico Nacional (PEN-SIE) para o setor responsável.
O gabarito definitivo será divulgado no site da universidade até o dia 26 de janeiro.
Cursinho pré-vestibular indica que há questão passível de recurso
De acordo com o diretor e professor do Totem Vestibulares, Jader Escobar, a questão de história, número 37, da prova 2, aplicada no domingo (14) pela manhã, é passível de anulação.
A pergunta de História trazia quatro afirmações sobre a Balaiada, rebelião que ocorreu no Maranhão, entre 1838 e 1841. O aluno deveria verificar quais eram verdadeiras. O gabarito preliminar apontou que todas as afirmações eram corretas, indicando a letra E como a resposta certa.
Porém, segundo Escobar, o item IV está incorreto. Isso porque o termo "cabanos" utilizado na questão refere-se a outro movimento, a Cabanagem. De acordo com o professor, a Balaiada também teve um grupo denominado "cabanos", mas a pergunta não faz referência às características destas pessoas (políticos de orientação conservadora).
- Vestibular, PSS, Sisu? Entenda todas as formas de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria
- UFSM divulga gabarito preliminar do Vestibular e PSS 1; confira
Com relação à prova 3, na avaliação do Totem Vestibulares, não há questões com possibilidade de anulação.
Carla Mano, diretora do Mano a Mano Cursos Preparatórios, afirma que os professores também não encontraram nenhuma questão passível de recurso no Processo Seletivo Seriado (PPS) 1 – equivalente a prova 1 do Vestibular. O cursinho trabalha exclusivamente com os processos seriados.
Questão 37
Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreram diversas rebeliões armadas no Brasil. Algumas se caracterizaram pelo rompimento da ordem social vigente por parte dos revoltosos e pela repressão violenta do poder central, a Corte do Rio de Janeiro. Dentre as rebeliões, a Balaiada (1838-1841), ocorrida na região do Maranhão, mobilizou segmentos populares. A partir do contexto delimitado, considere as afirmativas a seguir.
I → Em sua maioria, os revoltosos eram camponeses, vaqueiros e escravizados, tendo se insurgido contra a elite agroexportadora da região.
II → O movimento foi derrotado depois do massacre dos rebeldes e de seus familiares, em 1841, resultando em cerca de 5.000 mortes.
III → Negros escravizados, libertos ou livres, assim como indígenas, eram controlados e reprimidos pelos chamados “homens bons”, defensores da ordem escravocrata e da não ampliação dos direitos de cidadania.
IV → Os revoltosos eram chamados de “cabanos” porque viviam em cabanas escondidas na Floresta Amazônica.
Está(ão) correta(s)
(A) apenas I.
(B) apenas I e IV.
(C) apenas II e III.
(D) apenas II, III e IV.
(E) I, II, III e IV. (Resposta certa, segundo gabarito preliminar)